Caros Alunos da 1904
A ideia de um "teste surpresa" com a aparencia de um game era para motivar a todos a verem uma avaliação menos como uma cobrança e mais como algo divertido, a consolidação da sua busca pelo conhecimento. E nesse ponto, vocês foram ótimos. Quer dizer, boa parte de vocês, pois tem uma ala que, infelizmente aumenta cada dia mais dos apáticos, aqueles que desistiram de si e de seus sonhos e simplesmente cumprem a triste tarefa de ir a escola. Só de corpo, pois a alma e a cabeça estão em outros lugares.
A boa parte de vocês estava lá empenhada, buscando, querendo. Contudo, as notas ruins demonstram que essa busca só se dá ali, na sala de aula. Em casa, no blog, ou em outros lugares, não se dá isso. Pelo menos em história. Sei que a pressão de Matemática e Português é grande por causa do concurso e nem quero rivalizá-los com eles, mas não podemos simplesmente só estudar essas matérias e ignorar as outras. Afinal, é no estudo das disciplinas (inclusive Matemática e Português) que descobrimos nossos gostos e interesses profissionais.
Esse espaço aqui é feito com carinho e desdicação enorme para ajudar vocês. E nunca quis trocar a sala por isso. Só queria otimizar nosso tempo tirando duvidas e dando aula e deixando a parte "burocrática" como cópia e exercícios para aqui. Muitos entenderam o espírito da coisa, outros simplesmente ignoraram e outros ainda reclamam disso daqui. A minha luta para que outros professores postarem aqui é diária, pois quero que vocês tenham o melhor estudo, mas é inútil. Eles não querem e vocês não querem.
Como digo: a mentalidade da sociedade é a parte mais dificil e demorada para se transformar. Vocês desejam que o ensino seja mais dinâmico, mais século XXI. Mas vocês não querem arcar com o ônus desse desejo. Vocês não querem pagar esse preço. Vocês não pedem aos outros professores, pelo contrário, quando diz que vai postar, vocês mesmo dizem para não fazer isso (eu sei de tudo que se passa dentro da sala, acreditem!). Vocês querem algo diferente da parte dos professores, mas não da parte de vocês. Vou além: muitos de vocês querem que continue esse ensino bancário e decoreba da época de nossos avós. E isso me entristece muito, pois joga todo meu trabalho de conscientização de vcs e de professores por água abaixo. Muitos deles vão se perguntar: para que blog, data show, prezi, aula diferente, se no final o seu resultado é tão pífio quanto o meu?
Você pode argumentar: "Ah, professor, você pegou pesado, tinha questão de vestibular no teste". Realmente, peguei pesado, pois acredito em vocês. Por que sei que vocês tem potencial. Se não fosse assim, dava questão estilo 5ª série. Todas as questões, e vocês sabem disso, eram passíveis de serem feitas, e foram trabalhadas em sala de aula. Além disso, o professor, assim como vocês, tem direito a escolha: ou dar algo superficial e fraco e tudo ser esquecido no futuro ou cobrar mais e pegar pesado e formar decentemente. Eu optei pela segunda opção.
Vocês são uma turma maravilhosa e tenho momento maravilhosos e inesquecíveis com vocês. Mas a cada dia, vocês estão optando em ser uma turma comum, estão optando pela inércia, optando pela conformidade que a sociedade quer impor a vocês. Exagero concluir isso com base nas notas do Marcelo, Michele, Euler e minhas? Talvez sim. Mas é um bom indicador. O comportamento, as conversas fora de momento, a súbita falta de interesse também confirmam a minha tese.
Então, é menos Orkut e mais Blog.
Ou melhor, é do jeito que você quiser: quem vai fazer a sua mente é você, não sou eu.
Rio de Janeiro, 21 de Junho de 2011
Nelton Silva Araújo
Bem Vindos!
Bem vindo ao nosso blog! Como você já deve estar sabendo, agora esse nosso espaço pra sempre deixar algo para vocês: imagens, links de videos, textos, lista de exercícios, desafios e muita outras coisas que vocês vão gostar a bessa!
Mas esse espaço não é só do professores, é, na verdade, de vocês. Se vocês não vierem aqui, não derem sugestões, não participarem, isso aqui não vai valer a pena.E, olha, isso aqui dá um trabalhão! Então, se tiver uma ideia mt bacana, fale com a gente!
Bjks dos professores da MPF
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nelton, eu acho que o problema da 1904 é que as pessoas estão se achando muito só porque a nossa turma é boa as pessoas estão se achando no direito de fazerem o que querem, mais não é assim, ninguém sabe tudo, este teste surpresa foi a prova real de que isso é verdade. As vezes eu fico conversando com a Roberta e a gente vê que a maioria é da PortoTec, pocha cara dá até raiva as vezes de ver aquelas senas, não estou querendo tirar a sala toda da reta não, é como eu disse a MAIORIA. Nessas brincadeiras que vai e vem a turma não tá enxergando no que a gente está se transformando, hoje na sala de aula eu pude ver que não é só uma parte da turma e sim a turma toda e ninguém consegue perceber no olhar do professor decepção de ver a turma neste estado. Beijos da Kaah
ResponderExcluirConcordo Karina. A gente pensa que motivando mostrando o quanto vcs são bons ( e de fato são), pode fazer vcs crescerem e quererem mais. Mas aconteceu o inverso: muitos entraram numa zona de conforto, numa zona de preguiça e dá nisso. O fato de serem bons não querem dizer que vcs são excelente. E se para vocês crescerem for necessário colocar vcs lá no chão e mostrar como agir com humildade, eu vou fazer.
ResponderExcluirA partir de agora vcs são apenas mais uma turma comum.
Provem-me o contrário, se quiserem
No que depender de mim pode ficar descansado, vou cooperar o máximo.
ResponderExcluirQue bom. Quem dera todos tivessem essa vontade.
ResponderExcluiréé Nelton, sei quee nn estou com um comportamento bom, sei tbém que nn estou me esforçando o bastante.. Mais sei que nn e tarde para muda:/.
ResponderExcluirCara as vezes fico sem sabe oque fazer e tal , aa nao sei nem oque fala :/
vou tenta cooperar o máximo com vocês e prometo a turma que vou muda este meu jeito (vocês sabe qual:/) bjs.
ai professor vim aqui pra te manda meu site que ai você coloca ai junto com os blogs do pessoal
ResponderExcluirhttp://www.wix.com/richards_santoro/orientemusical#!