Bem Vindos!

Bem vindo ao nosso blog! Como você já deve estar sabendo, agora esse nosso espaço pra sempre deixar algo para vocês: imagens, links de videos, textos, lista de exercícios, desafios e muita outras coisas que vocês vão gostar a bessa!

Mas esse espaço não é só do professores, é, na verdade, de vocês. Se vocês não vierem aqui, não derem sugestões, não participarem, isso aqui não vai valer a pena.E, olha, isso aqui dá um trabalhão! Então, se tiver uma ideia mt bacana, fale com a gente!

Bjks dos professores da MPF


sexta-feira, 20 de maio de 2011

Exercícios Surpresas!

;Oi Amores

Exercício Supresa: respondendo certas as questões abaixo até sexta que vem, vale 1 ponto.

1)    (Fuvest 91) "Então, senhor Barão, ganhei ou não ganhei a partida?" perguntou no próprio 13 de maio a Princesa Isabel ao seu ministro Cotegipe, que lhe respondeu: "Ganhou a partida, mas perdeu o trono".

Explique esse diálogo e estabeleça a relação entre os fatos nele implícitos.

2)    Com relação ao contexto de passagem do Império à República no Brasil, marque a alternativa correta
a)              O advento da República não chegou a criar modificações profundas na sociedade brasileira, o que pode ser exemplificado pela permanência das oligarquias no poder;
b)              A Proclamação da República pode ser entendida como um levante militar, fruto da indisciplina das forças armadas e do descontentamento dos fazendeiros, com amplo apoio popular;
c)              A Proclamação da República foi fruto inesperado de uma parada militar; já que não havia sólidas convicções republicanas no exército brasileiro;
d)              O fim da monarquia pode ser entendido como resultado das transformações ocorridas na estrutura econômica e social do país que passou a ser representada pelo tripé Latifúndio, monocultura e escravidão;
e)              A Proclamação da República significou uma ruptura com a estrutura agrária herdada dos tempos coloniais já que deu voz a maioria camponesa e permitiu sua articulação em pequenas propriedades independentes do poder dos coronéis.

3)Entre os fatores abaixo relacionados,  qual o que não pode ter-se constituído numa das causas que, solapando o prestígio político da monarquia, contribuíram para a proclamação da república?
a)              O descontentamento de muitos  senhores com a solução dada pelo Trono à questão da escravidão;
b)              A oposição que certos setores da Igreja passaram a fazer ao Imperador após os incidentes envolvendo os bispos de Olinda e Pará;
c)              O descontentamento dos comerciantes e banqueiros pelas conseqüências inflacionárias da política financeira conhecida como Encilhamento;
d)              A revolta de certos setores do Exército a partir dos incidentes envolvendo o trono e os militares Sena Madureira, Cunha Matos e Deodoro da Fonseca;

Primeira República - Primeiros Momentos

Galerinha

Abaixo os slides da nossa última aula.




E o desafio da semana é você fazer, e folha oficio, e me entregar, um quadro comparativo entre alguns elementos da Constituição de 1891 e a nossa constituição atual, de 1988.


Bjks e Bom FDS


N.

quinta-feira, 12 de maio de 2011

Aula - A proclamação da República

Oi meus queridos!

Tudo bem? To vendo que alguns de vocês andam sumido, a turma meio que mingou um pouco... estou com saudades.

Bem, gente, essa semana tivemos matéria nova, onde começamos a falar sobre o BRASIL! E para isso, nada melhor de falar sobre A proclamação da República.

Os Slides da aula (ñ são slides, mas vc entendeu), estão aqui, mas saibam que eles apenas são apoios... Estude em casa, jogue na Internet todas as principais palavras desses slides.

Bjks e Bom fim de Semana

N.


segunda-feira, 9 de maio de 2011

Aula - Primeira Guerra Mundial (Final)

Galerinha

Como vcs viram, procurei dar a aula usando uma outra ferramenta didática, que vocês podem usar nas suas apresentações: chama-se Prezi.

A aula de hj, ta aqui abaixo: é só vc clicar no botão de player e ele vai fazendo as conexões e os zooms que nem na aula.

Por favor, mandem comentários, dizendo o que acharam da aula.



Como tarefa, quero um fichamento (resumo em tópico das principais informações dos textos) dos textos que mandei pra vocês, além do meu questionário. Já dá pra se divertir...

E para próxima aula, quem quiser ir adiantando, trabalharemos com Brasil Oligárquica, ou República Velha, ou Primeira República, ou República do café-com-leite... tanto faz. Pesquisem!

Bjks


N.

sexta-feira, 6 de maio de 2011

Trabalho Bimestral

Galera, eis aí as diretrizes do nosso trabalho.


View more presentations from profnelton.

Semana que vem posto para vocês algumas coisas que podem os ajudar a fazer o trabalho.

E vcs sabem: qualquer coisa, bate um fio:

nelton.manoel@gmail.com (email)
prof.nelton@hotmail.com (msn)
N.Adams (Orkut) Clique aqui: http://bit.ly/ldftTi

Nelton Araújo (Facebook - Qse não entro no Orkut, prefiro esse) - Clique aqui: http://www.facebook.com/nelton.araujo
www.twitter.com/onelton (esse,a Lara sabe, sou viciado)

1ª Guerra Mundial

Meus queridos!


Espero que tenham gostado da aula de hoje. Vamos comentar: é muito importante a participação e opinião de vocês.

Vamos lá. Primeiramente aos slides da Aula.


Esse aqui foi aquele vídeo, o primeiro da História da Humanidade.

Esse filme se chama "A chegada do trem na estação" 


é um filme francês de 1895, gravado por Louis Lumière e por Auguste Lumière. Foi um dos primeiros filmes a serem apresentados publicamente pelos irmãos Lumière, na cave do Boulevard des Capucines em Paris, em 28 de dezembro do mesmo ano. No dia 6 de janeiro de 1896, foi exibido Salão Indiano (uma saleta nos fundos de um café), naquela que entrou para a história como a primeira exibição pública comercial de um filme. O bilhete custou 1 franco.
O filme, que tem apenas a duração de 50 segundos, consta apenas de um plano em perspectiva diagonal a partir da estação de La Ciotat, com alguns passageiros à espera na estação. Vemos um carregador a avançar em direcção à câmara. O comboio proveniente de Marselha aparece ao fundo e pára no lado direito do ecrã. Os passageiros descem de uma carruagem, entre os quais se vê um senhora com um mantelete. Os próximos passageiros preparam-se para partir e vê-se um homem transportando um barril.
Este "argumento" mínimo, quase um postal em movimento, teria criado pânico entre os espectadores que não estavam ainda preparados para a surpresa da ilusão cinematográfica. Durante a sua primeira exibição pública, os espectadores começaram a gritar e a fugir em direcção ao fundo da sala quando viram o comboio a vir na sua direcção, como se o mesmo fosse saltar do ecrã.
O filme, apesar de tecnicamente incipiente se comparado com a sofisticação que o cinema viria a ter nos anos subsequentes, alia ainda assim um conjunto de características que o tornam uma pequena obra de arte. Pode ser considerado o primeiro plano-sequência da história do cinema, com diversas acções a sucederem-se num único plano, o seu aspecto quase jornalístico e espontâneo (as pessoas filmadas muito dificilmente saberiam que a sua imagem estava a ser gravada para a posteridade, tirando, talvez, alguns elementos da família Lumière), bem como o facto de a chegada ser filmada em perspectiva, englobando os vários aspectos da acção a narrar, torna-o um objecto de um realismo profundo, se o virmos no contexto em que apareceu. (Fonte Wikipédia)

 Para quem se interessou ou achou, no mínimo curioso, vejam esses outros filmetes:


E esse foi o primeiro comercial do mundo: 



Além disso, um filme sobre a Era Vitoriana. (da rainha vitória, lembra?)


E aquele último filme, sobre a o desenrolar da Primeira Guerra Mundial...